
Nesse ano, a franquia Digimon completou 20 anos. Nesse período, foram lançadas oito temporadas em anime (Adventure, Adventure 02, Tamers, Frontier, Savers, Xros Wars, Adventure Tri e Appmon), isso sem contar nos mangás, filmes e jogos.
Se você frequenta comunidades de Digimon nas redes sociais, provavelmente já deve ter visto diversas opiniões diferentes sobre qual temporada "é a melhor". Nós sabemos que questões envolvendo gostos são muito particulares, entretanto, existe sim um jeito de fazer um ranking das temporadas mais queridas... Para isso, basta analisarmos quanto cada temporada conseguiu lucrar com a venda de produtos licenciados!
Todos nós sabemos que a popularidade de uma série é medida através da quantidade de produtos que ela consegue vender. Felizmente, a Toei Animation divulga anualmente seu ranking com os animes que mais renderam lucros para a empresa. Os números que iremos postar aqui, foram retirados do site oficial da Toei Animation para empresas, e você mesmo pode procurar os relatórios completos clicando aqui.
Digimon Adventure (1999), Digimon Adventure 02 (2000) e Digimon Tamers (2001)
Essas temporadas, sem sombra de dúvidas, foram as mais queridas pelo público. Infelizmente, a Toei Animation não divulgava seus relatórios de vendas antes de 2002, anos em que foram ao ar "Digimon Adventure", "Digimon Adventure 02" e "Digimon Tamers". Porém, as três primeiras temporadas foram sucessos incontestáveis (segundo a revista Veja, do dia 22 de março de 2000, Digimon tinha um lucro de aproximadamente 400 milhões de dólares anuais só no Japão).
Digimon Frontier (2002)
Apesar de não ser tão querida pelos fãs brasileiros, essa temporada foi muito bem tanto no Japão, e também fora dele. A maior prova disso, é que a série apareceu entre os animes que mais fizeram sucesso no ano, no relatório que vai de abril de 2002 à março de 2003:
Como você pode ver, Digimon Frontier lucrou 258 milhões de ienes só no Japão, e ficou à frente de animes como Dragon Ball Z, perdendo apenas para One Piece e Ojamajo DoReMi.
O valor é ainda maior com a venda do anime para o exterior (764 milhões) e com o a venda de produtos em nível mundial (1,068 bilhões).
Se Digimon Frontier fez sucesso, por que a Toei não fez uma nova temporada em 2003?
Em 2003 o mundo todo se viu ameaçado por uma nova crise econômica. No Japão, as empresas tiveram que fazer grandes cortes para poder sobreviver a recessão, que amedrontava todo o país. Com a Toei Animation não foi diferente, a empresa teve que cortar algumas séries como Digimon e Ojamo DoReMi, que teriam que começar novas temporadas do zero, e apostar apenas naquilo que era certeza de sucesso, como a continuação de One Piece.
Digimon Savers/Data Squad (2006)
Apesar de quase 3 anos sem uma nova temporada, Digimon Savers conseguiu fazer sucesso comparável a Digimon Frontier. No relatório de abril de 2006 à março de 2007 (meses em que a temporada esteve no ar, no Japão), podemos perceber que o faturamento com a venda de produtos não é tão diferente da temporada de 2002:
Digimon Savers lucrou 277 milhões de ienes, só no Japão. Apenas 19 milhões a mais que a temporada antecessora. Fora do Japão, a força de Digimon já não era a mesma, porém continuava entre os animes de maior sucesso da Toei Animation: 145 milhões com a venda do anime para o exterior e 23 milhões com a venda de produtos para outros países.
Digimon Xros Wars/Fusion (2010)
Muitos confundem o número de episódios, com o faturamento dessa temporada. Digimon Xros Wars foi a temporada com o maior número de episódios (79), porém, decepcionou em muito quando o assunto é dinheiro. A temporada ficou no ar de julho de 2010 à março de 2012. Vamos ver o relatório desses anos?
Esse relatório é um pouco diferente dos anteriores, ele traz apenas o faturamento dentro do Japão. Podemos perceber que entre março de 2010 à abril de 2011, Digimon Xros Wars conseguiu colocar Digimon novamente entre os animes de maior sucesso da Toei, porém, lucrando muito menos que as temporadas antigas. Em seu primeiro ano, essa temporada só faturou 112 milhões de ienes, enquanto Frontier e Savers lucraram mais que o dobro desse valor no mesmo período.
Em seu segundo ano, o faturamento foi tão baixo que nem apareceu entre os animes da Toei que mais se destacaram.
Appmon (2016)
A temporada que começou em outubro de 2016, infelizmente não lucrou o suficiente para aparecer no TOP 4 do relatório mais recente da empresa (abril de 2016 à março de 2017).
Digimon Adventure tri (2015)
Como também não apareceu no relatório, não tem como saber seu faturamento dentro do Japão. Mas fora do Japão está indo muito bem. No mais recente relatório divulgado pela Toei, podemos ver que a série lucrou 180 milhões, apenas com licenciamento. Valor que é maior que os que Digimon Savers e Digimon Xros Wars conseguiram.
Sendo assim, quando o assunto é dinheiro, Digimon Adventure, Digimon Adventure 02 e Digimon Tamers, foram as séries que mais se destacaram. Seguidas por Digimon Frontier e Digimon Savers. Na lanterninha aparecem Digimon Xros Wars e Appmon, sendo que essa última ainda tem chances de vender mais produtos, tendo em vista que o anime ainda está em exibição. Já Digimon Adventure tri se mostrou como um sucesso internacional, pena que não parece ser o mesmo dentro do Japão.
E na sua opinião, o lucro das temporadas bateu com a sua lista de preferidas?